Terraços e quintais como refúgios

O indesejado isolamento social que estamos vivendo nesse momento nos obriga a pensar novas maneiras de habitar o espaço e de conviver com todos, estejam eles longe ou perto de nós. Ansiosos que estamos por redescobrir a normalidade e retomar a vida ao ar livre, constatamos a importância da urbanidade em nossa rotina: a falta que faz circular livremente e usufruir dos espaços públicos; mas também o quanto o ambiente ao nosso redor - nossa casa, nosso apartamento - influencia na qualidade de vida de todos.


Os quintais das casas tradicionais e os terraços descobertos dos apartamentos novos são os refúgios de que dispomos agora para tomar sol, nos exercitar, cuidar das plantas ou simplesmente ver o movimento da rua e do bairro. Percebemos que ventilação, iluminação natural abundante e paisagismo não são luxo, mas sim uma questão de saúde e bem-estar. E é claro que a utilidade desses ambientes não é limitada a esse momento de reclusão: em breve, vamos poder aproveitar esses terraços em sua plenitude, reunindo-nos com amigos, celebrando encontros etc.

Assim como o Ed. Buenos Aires, que conta com terraços descobertos em todas as suas unidades, outros edifícios pelo mundo celebram o sol, a chuva, o vento e a vida ao ar livre. Para citar apenas dois exemplos, o Ilot de L'Octroi (França) do grupo holandês MVRDV e o Ed. Commodore (Argentina), dos arquitetos do Estudio Planta, são bons projetos onde os terraços são um elemento fundamental de uma arquitetura que valoriza tanto os espaços fechados quanto os  abertos.

  • FACHADA.2wide copy.jpg
  • BsAsisometricoWideVerde copy.jpg
  • vistaruawide copy.jpg

Receba nossas novidades em primeira mão.

Field is required Incorrect email
Field is required Incorrect email
Field is required
Your message was sent successfully
Sorry, your message was not sent