Sion: o laboratório NovoMorar

O bairro Sion é o “laboratório” da NovoMorar: três dos nossos prédios já construídos (em amarelo no mapa abaixo) ficam nesse simpático bairro na zona sul de Belo Horizonte. O bairro cresceu em torno do Colégio Nossa Senhora de Sion, então internato religioso para meninas (atual Colégio Santa Dorotéia), e que serviu de inspiração para essa toponímia.

Considerando a falta de praças e áreas verdes típica das cidades brasileiras, o Sion tem um número significativo de bons espaços públicos: a reserva ecológica da Mata das Borboletas, as praças Nova York, Miguel Chiquilof e Alasca e ainda o Parque JK,  que é vizinho da Vila Acaba Mundo.


Há também bons exemplos de arquitetura residencial com a mesma escala dos prédios NovoMorar: o edifício Minas Gerais na R. República Argentina, o também edifício Buenos Aires na Praça Nova York, e os edifícios Mont Martre e Tinguá, ambos do arquiteto Éolo Maia. Todos são prédios que têm  particularidades de projeto e nos dizem que a verticalização da cidade, ao invés de trazer problemas, pode valorizar as ruas onde foram construídos.

Em termos históricos eles são diversos: se a tipologia da torre isolada predomina nos edifícios recentes do Sion, o bloco horizontalizado predominava até o final da década de 1970, quando os parâmetros da lei de uso do solo foram alterados. De qualquer maneira, nos importa dizer que todos estes prédios são obras de bons arquitetos, sejam eles anônimos ou conhecidos, contribuindo positivamente para a imagem bairro.


Sabemos que o que compõe a maior parte do tecido urbano são casas e apartamentos, portanto nossas cidades precisam de arquiteturas tão generosas como aquelas: elas precisam de prédios residenciais que colaborem para melhorias urbanas. Pois cada nova construção deve ser uma oportunidade para nos trazer futuros melhores -- não só da rua, mas de toda a cidade. Principalmente se considerarmos que construir significa deixar um legado (sempre que possível benéfico) para as próximas gerações.  

  • FACHADA.2wide copy.jpg
  • BsAsisometricoWideVerde copy.jpg
  • vistaruawide copy.jpg

Receba nossas novidades em primeira mão.

Field is required Incorrect email
Field is required Incorrect email
Field is required
Your message was sent successfully
Sorry, your message was not sent