A escada aberta

Hoje em dia as escadas de incêndio são enclausuradas e, por isso, raramente são agradáveis. Mais raro ainda são os casos de escadas contemporâneas que fazem parte da linguagem arquitetônica do prédio.


Por se tratar de um edifício com menos de cinco pavimentos, a escada do Ed. Buenos Aires vai contra essa tendência atual e na verdade está alinhada com uma tradição perdida nos edifícios verticais: a escada como um convite para descer e subir e que, em muitos casos, faz dispensar o uso do elevador.


Os exemplos que selecionamos abaixo dão uma ideia do que já foi esse elemento ao longo da história da arquitetura recente. Infelizmente, várias delas não poderiam ser construídas hoje devido às normas técnicas exigidas pelo Corpo de Bombeiros. A escada espiralada no Museu do Vaticano, as escadas metálicas no Soho de Nova York e as escadas internas dos prédios na Argentina são apenas alguns exemplos desse elemento.


Num próximo post -- e pra mostrar exemplos mais realistas mas nem por isso menos expressivos -- apresentaremos escadas de edifícios verticais no Brasil.


Ver também: Ed. Buenos Aires 



  • FACHADA.2wide copy.jpg
  • BsAsisometricoWideVerde copy.jpg
  • vistaruawide copy.jpg

Receba nossas novidades em primeira mão.

Field is required Incorrect email
Field is required Incorrect email
Field is required
Your message was sent successfully
Sorry, your message was not sent