Em um recente ensaio sobre o futuro do carro autônomo, um jornalista americano da revista The Slate declara que os driveless cars vão tornar a posse do carro cada menos necessária. E então, "um grande número de vagas em ruas poderão ser convetidas e reutilizadas como passeios, parques lineares e mesmo locais para habitação temporária. A maioria dos estacionamentos no centro também pode se tornar obsoleto. O carro médio fica estacionado 95% do tempo, e vagas de estacionamento são necessárias, a alto custo." Além disso, os carros autônomos tornarão o serviço de táxi automatizado nas cidades tão barato quanto a propriedade de um veículo pessoal.
Continuando estes argumentos, o estacionamento privado também vai mudar. Possivelmente menos pessoas terão carro e, portanto, as vagas de garagem precisarão ser espaços flexíveis e adaptáveis à cidade de carros compartilhados e/ou sem motorista.
No Edifício Buenos Aires, projetamos um nível de estacionamento permeável, aberto e totalmente transparente em relação à calçada. A garagem se torna um jardim, um plinto, um olho urbano.
De qualquer maneira - e independentemente de qualquer exercício de futurologia -, uma garagem verde certamente é melhor que uma garagem cinza.
Receba nossas novidades em primeira mão.